[Resenha #02] - Orgulho e Preconceito - Jane Austen

em quarta-feira, 22 de maio de 2019

Orgulho e Preconceito é um livro escrito por Jane Austen, que foi publicado pela primeira vez em 1813. Este é, provavelmente, o livro mais conhecido da autora. Já foi adaptado para o cinema diversas vezes, sendo a versão mais comum a de 2005, estrelada por Keira Knightley sob a direção de Joe Wright.


O livro conta a história da família Bennet, composta pelo Senhor Bennet, sua esposa e suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. A Sra. Bennet é uma mulher preocupada com o futuro de suas filhas, o que se resume basicamente a tentar casá-las. Já o Sr. Bennet parece ser um homem sarcástico, que também se preocupa com o futuro de sua família, mas não da mesma forma que a esposa. Elizabeth é a protagonista da história. É uma jovem bonita, inteligente, de personalidade forte e orgulhosa, que prefere se dedicar a ler livros ao invés de procurar um marido, fofocar sobre a vida alheia e roupas. Jane é a irmã mais velhas, considerada a mais bonita e incapaz de enxergar maldade no coração das outras pessoas. Mary é mais obcecada por livros que Elizabeth e parece ser a irmã mais ajuizada. Kitty é pouco explorada no livro, mas assim como Lydia, ela é paqueradora. Lydia é considerada a mais extrovertida das irmãs e a mais interessada em arrumar um marido.

“Como é adorável passar a tarde assim! Garanto que não há nada mais divertido que ler! Tudo cansa, menos um livro! Quando tiver a minha própria casa, não serei feliz até ter uma excelente biblioteca!

A história começa quando Bingley aluga a mansão de Netherfield. Ele é um homem rico, jovem, bonito e solteiro, que faz com que diversas moças da região se interessem por ele. Junto com ele, veio um amigo Darcy, um homem arrogante e orgulhoso, que em um primeiro momento aparenta não suportar Elizabeth.

Da mesma forma, Elizabeth também nutre sentimentos negativos em relação a Darcy. No momento em que o conheceu, o ouviu dizendo que Elizabeth não possuía atributos suficientes para fazê-lo se sentir interessado. A partir daí, Lizzie foi criando uma visão sobre ele, de um homem orgulhoso, que se baseia em sua riqueza para se achar superior aos outros.

Tentei lutar, mas em vão. Não consigo mais. Não posso reprimir meus sentimentos. Você tem de me permitir dizer com quanto ardor eu admiro e amo você.

Orgulho e Preconceito foi o primeiro livro que li de Jane Austen. Uma das coisas que mais me agradou nesta leitura foi o fato da Jane realmente ter vivido na época retratada  no livro. Isto proporcionou um retrato fiel da sociedade inglesa da época, além de uma riqueza de detalhes. Na Inglaterra da época havia uma grande e evidente distinção entre classes sociais, em que pessoas de classes mais altas evitavam se relacionar com pessoas de classes baixas. Outro ponto positivo é que apesar de ter mais de 200 anos, a trama do livro é bastante atual, o preconceito entre classes sociais existe até hoje.

Apesar de gostar muito de romances históricos, nunca havia me sentido particularmente interessada em Orgulho e Preconceito e devo agradecer ao Desafio Literário Rory Gilmore por me apresentar esta história.

Eu li através do formato e-book da edição bilíngue da Editora Landmark e achei a tradução ruim, existem muitos erros de pontuação (excessivas vírgulas) e sintaxe. Para se ter noção, em alguns momentos precisei ler o capítulo em inglês para entender o que eu não entendia no mesmo capítulo em português.

De uma forma geral, gostei de Orgulho e Preconceito. Os personagens são bem construídos e a história de Jane Austen não é cheia de informações que servem apenas para preencher páginas. Tudo o que é apresentado no livro é fundamental para a construção dos personagens.

E vocês, já leram Orgulho e Preconceito? Me contem nos comentários o que acharam!

Onde comprar: Amazon

Edição Bilíngue

6 comentários:

  1. As edições dessa editora são realmente complicadas, o pior é que indicam pra quem tá aprendendo inglês, o que não acho nada bacana porque pode gerar muitas confusões. Em todo caso, nunca li a obra mas só pela sua fama já sinto que conheço toda a história hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi Livia, eu confesso que tentei ler o tão aclamado clássico de Jane Austen, mas não consegui passar da página 10... =/ Acho que a riqueza de detalhes nos diálogos foi tanta, que não aguentei e larguei de mão... Mas o livro está aqui, quem sabe um dia eu dê uma nova chance a ele e a leitura flua da maneira esperada. Mas nessa fase da minha vida, não gostei... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  3. Já li e já vi o filme é adorei. Esse romance de epoca é referência para muitos dos lançamentos atuais. Todos com foco nos costumes da época e com protagonista muitas vezes à frente de sua época. O amor entre os protagonistas também chama atenção por vencer o preconceito das classes sociais como vc mesma destacou. Enfim um enredo mais que conhecido pelos amantes do romance. Parabéns pela leitura e que pena que sua edição veio com problemas de tradução e revisão. Sucesso nas próximas compras e leituras.

    ResponderExcluir
  4. Oi Livia.

    Tem muito tempo que li este livro, na época não gostei muito porque não li muito livros do gênero. Hoje em dia desejo relê-lo para obter outra conclusão sobre ele. Acho que a experiência será melhor. Parabéns pela resenha, vou adicionar na minha meta de leitura.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah, esse é um livro que amo tanto! Conheci a história pelo filme, por mais incrível que pareça, eu leitora desde criança não ter conhecimento dele, mas assim que li, me apaixonei, e fui lendo outros livros dela. Essa história é tão maravilhosa! Os personagens, as descrições.. Espero que você conheça os outros livros dela!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Sou completamente apaixonada por essa história, Jane Austen me mostrou uma literatura diferente e eu a amo por isso. Sempre que posso vejo o filme e fico suspirando pelo Mr Darcy!

    ResponderExcluir